segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

mais dia 1 - karma yoga e iniciação

tcharam, tenho um Karma Yoga: arrumar os sapatos.

é assim: na entrada de cada sala tem uma estantezinha pra colocar os sapatos. só que ninguém coloca, as pessoas deixam tudo jogado. aí minha função é ficar arrumando eles, pra entrada ficar livre e bonita e sátvica. te parece fácil? pra mim também parece!
vou falar com o subra que eu tenho tempo livre e de repente a gente adianta umas coisas de divulgação das atividades do centro. e sei lá, acho que vou tomar isso como um "sinal" e usar o tempo livre pra escrever bastante aqui, registrar tudo o que acontece no curso e dentro de mim.

tivemos uma cerimônia muito bonita de iniciação ao curso, onde cada um recebeu seus uniformes e o manual do professor, uma apostila do tamanho de uma resma de papel. ao longo do curso estudaremos por esse manual e mais os livros obrigatórios: bhagavad gita comentado por S. Sivananda e o livro completo e ilustrado de yoga do S. Vishnudevananda (que o Vishnu arranjou num sebo uma edição em inglês antiga liiinda, com fotos gigantescas!!).
a cerimônia foi emocionante, ficamos repetindo o mantra pela paz Om Namo Narayanaia enquanto cada um era chamado à frente para receber as marcas com os pós sagrados na testa e ter uma iniciação básica. Os Swamis Premananda e Gopalananda e a Kanti Devi estavam fazendo isso e eu fui iniciada por ela. Gostei, ela passa muita muita paz. então recebíamos o uniforme e devíamos nos trocar antes de voltar a sentar nos respectivos lugares. essa parte foi lindo. a sala foi ficando amarela, todos com a camiseta amarela clássica e calça branca. as pessoas ficam tão diferentes de uniforme! eu não conseguia parar de sorrir! teve uma hora que eu e Subra nos olhamos e então percebi o quanto ele também fica feliz em ver tantos alunos seus vestindo esse uniforme.
Os Swamis, Kanti e alguns professores falaram um pouco sobre os mestres e o propósito do curso, essa parte também foi bem legal. me arrepio sempre que ouço a explicação de que S. Vishnu criou o TTC para formar líderes pela paz, pois para pacificar o mundo é preciso primeiro encontrar a paz em si mesmo. e depois das iniciações, cada pessoa foi à frente se apresentar, dizendo nome, origem, como soube do curso, etc. tem bastante gente que não pratica em nenhum centro Sivananda, tem gente que nem conhece nada sobre os mestres! alguns depoimentos foram bastante surpreendentes, outros foram emocionantes...
no início da cerimônia tinham nos falado dos horários do curso, e no final distribuíram os Karma Yogas. meus amiguinhos Vishnu e Tandava estão em manutenção, que eu acho que é limpar a área externa. Brahmani ficou na lojinha. com o tempo vou vendo os demais.

em seguida, tivemos a aula de ásanas que foi separada. quem deu a aula foi o Gopala, e mesmo sendo uma aula básica, deu pra sentir que ele vai ser puxado... mas estou satisfeita comigo mesma até agora, fora o pulso, não estou nem dolorida!

agora tenho que correr pra me arrumar e subir pro satsang. não posso chegar muito tarde senão os sapatos ficam uma bagunça!


OM Shanti



Nenhum comentário:

Postar um comentário