quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

decolando

é, pessoal, a coisa aqui está ficando séria.

[pausa para espantar um bicharoco que pousou no computador, parece um gafanhoto só que marrom. por aqui tem muitos]

ontem tivemos a primeira conferência mais intensa, foi sobre a mente do aspirante e suas dificuldades para o sadhana. o aspirante tem idéias pré-concebidas sobre a prática, o guru e seu progresso espiritual. sua mente cria pensamentos de dever para afastá-lo da prática. sua mente resiste à disciplina.

mas Swamiji nos diz que algo nos trouxe até aqui e que portanto a partir de agora nosso Dharma é a Realização do Ser. Swami Sivananda nos diz para não perder mais um só instante, para começar a fazer Sadhana agora. a vida é curta e cada minuto é precioso, a cada minuto podemos nos aproximar de nossa verdadeira natureza, a natureza divina, seja através do silêncio e da meditação, da prática de ásanas e pranayamas, do canto devocional, do serviço desinteressado ou de qualquer outra prática espiritual.

não devemos criar expectativas sobre o Sadhana ou a aparência e o comportamento do Guru, pois só o sábio realizado, que experimentou a liberação pode nos indicar o caminho. presos na rede de gostos e aversões, evitamos o que não nos agrada, mas assim postergamos o Sadhana e nos afastamos de Deus. quanto mais ilusões criamos, mais desilusões experimentamos.

a mente resiste à disciplina porque o Sadhana é o caminho para controlá-la, e a mente não quer ser domada. mas sabendo que a Realização do Ser é seu dever supremo, o aspirante segue praticando. se sente dores e pressão, não deve desanimar, pelo contrário, deve ver aí os sinais de que progride. as dificuldades do Sadhana não são obstáculos, mas sim pedras com as quais construímos nossa escada e nos elevamos até Deus.



saí dessa conferência bastante tocada. vontade de ficar em silêncio, de falar menos sobre as coisas que não dizem respeito ao curso, de ouvir menos conversas que nada tenham a ver com a prática espiritual. tanto ontem à noite quanto hoje pela manhã, experimentei mais concentração nas meditações, senti que começo a realmente mergulhar em mim e ver minha natureza divina que brilha. no Satsang da manhã de hoje, Kanti Devi disse que quando temos fome de progresso espiritual, buscamos o conhecimento sem descansar. assim quero levar esse curso até o final, e os que virão depois. o curso nada mais é do que o Sadhana, das 5h30 às 22h30. assim quero viver minha vida de aqui em diante.

Om Tat Sat

Um comentário: