quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

dias longos

estamos começando a entrar na rotina do TTC. os dias vão ficando mais compridos e mais lotados, a vida antes vai ficando mais longe.

hojé é quarta, né? parece que já é quinta.

bom, segunda de noite no satsang assistimos a um concerto muito lindo, de um músico aqui do sul que coleciona instrumentos nativos de vários cantos do mundo. a música dele te leva pra lugares lindíssimos. eu fui uma árvore altíssima e cheia de galhos, eu vi uma cobra dançar, eu estive na copa de uma árvore e vi toda a floresta.

ontem choveu pra caramba. fica gostoso com chuva, mais fresquinho, barulhinho de água. o marco, do rio, me deu uma capa que estava sobrando.

ontem tivemos as primeiras "aulas teóricas": a de meio dia foi sobre meditação -- sempre bom relembrar a teoria mesmo já tendo feito cursos com o Subra, além do que, o Swami Premananda é um fofo, eu presto atenção em qualquer coisa que esse homem estiver falando -- e depois a conferência principal foi sobre as vidas dos Gurus. a conferência principal é a principal porque dura mais, tem todos os dias menos sexta e temos que fazer um resumo pra entregar no dia seguinte, antes de começar a próxima. eu dei uma de cdf e fiz o meu ontem entre o jantar e o satsang. entre as conferências eu descobri a piscina (de pedras com água do rio, no meio do mato, delicinha), hoje vou de biquini por baixo do uniforme pra dar um tchibum.

para a minha surpresa, as aulas de ásanas não estão sendo um suplício, pelo contrário. a cada aula eu sinto que melhoro em cada postura, até nos relaxamentos eu vejo diferença. são detalhes "pequenos", de alinhamento ou de concentração, ou de ceder um pouco mais, resistir um pouco mais... quando vejo, o que era muito difícil vai ficando mais fácil, as posturas vão ficando mais alinhadas e a aula como um todo se torna mais prazeirosa e até relaxante. ainda estamos praticando só o ciclo básico sem variações, mas agora já estão nos dando algumas instruções sobre como fazer corretamente os ásanas e os pranayamas e isso também faz melhorar o desempenho.

nas meditações ainda não estou muito concentrada. geralmente passo a primeira metade com bastante foco no mantra e na imagem da deidade, mas depois vou me perdendo nos pensamentos, o corpo fica muito dolorido e eu acabo desconcentrando e desfazendo a postura. mas não tem problema, sempre tem uma outra meditação daqui a pouco e eu não tenho dúvidas de que a concentração vai vir.

meu pulso já não dói tanto. não estou forçando, então não bato palmas durante todo o canto de kirtan por exemplo, mas agora digitando nem estou sentindo nada.

é legal também que as pessoas vão se conhecendo melhor. a cada refeição a gente senta com pelo menos uma pessoa nova. o espanhol já está saindo naturalmente, tenho a impressão de que eles são maioria. ontem fiquei conversando até meia noite com a minha colega de quarto, a Cris. a história dela é muito intensa e muito linda, falamos um monte. falamos de mim também e de algumas pessoas que conhecemos aqui. alguns estão sofrendo com a mudança de rotina, outros reclamam do karma yoga ou têm conflitos no quarto. mas a gente tem certeza de que vai passando. estamos também sentindo algumas coisas parecidas, fisicamente até. umas reações do corpo, sinal de que está sendo purificado.

é muito lindo olhar as pessoas sorrindo e sorrindo.


estou feliz.

Um comentário:

  1. eu ia dizer que estou muito orgulhosa de você, mas orgulho é um sentimento que devemos evitar, então eu digo que estou feliz em saber que a minha filha querida está feliz.
    que deus a abençoe.

    ResponderExcluir